quinta-feira, 26 de março de 2009

Notícias Bizarras - Parte I

Praga de ratos abastece restaurantes na China

A praga de ratos que atinge a China após enchentes atingirem o país está facilitando a vida dos vendedores do roedor que abastecem restaurantes, segundo a China News Service. "Recentemente há muitos ratos. As pessoas de Guangzhou são ricas e querem comer coisas exóticas, então o negócio vai muito bem", disse um vendedor, se referindo à capital da província de Guangdong, conhecida pela variade culinária.

Alguns vendedores, que se recusaram a dar seus nomes, estão pedindo a moradores da província de Hunan para que vendam ratos vivos, informou hoje o jornal Beijing News. "Os compradores oferecem 6 yuan por quilo, mas para quem eles venderão os ratos, eles não dizem", disse um dos moradores ao jornal, adicionando que os vendedores exigem os roedores vivos.

"Não há problema em fazer isso. Podemos pegar 150 kg de ratos em uma noite, mas não queremos fazer isso contra nossa consciência", diz o morador. De acordo com o jornal, alguns restaurantes de Guangdong estão promovendo banquetes de ratos, cobrando 136 yuan (US$ 18) por 1 kg de carne de rato.

Os restaurantes da cidade negam que a matéria-prima dos pratos venha de Hunan. As autoridades do local estão travando luta contra os ratos, que já destruíram 1,6 milhões de hectares. Além das enchentes que atingiram a China há algumas semanas, a falta de cobras, que são ingrediente de popular prato no sul, também é apontada como causa do problema. Os cientistas também culpam um projeto arquitetônico gigantesco e as mudanças climáticas pela praga.

Fonte: Omedi