domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como Aumentar a Visitação do Seu Blog

Como Aumentar a Visitação do Seu Blog


Todo blogueiro, mais cedo ou mais tarde, vai se deparar com o dilema de como melhorar a visitação do seu blog. Os motivos podem ser os mais diversos, como: expandir sua rede social (contatos no orkut, followers no twitter, comments nos posts), troca de informações sobre assuntos específicos, conseguir lucrar com propaganda, etc. O mais imporante disso tudo é saber que não existe um "grande segredo" que vai milagrosamente aumentar seus 10 visitantes diários (você 9 vezes e mais a sua mãe) para umas 2 000 visitações de fãs fanáticos que ficam apertando "f5" a todo momento loucos por novos posts, a chave do sucesso são determinadas rotinas de bons costumes a fim de atrair novos fãs e fidelizar os antigos!


Antes de tudo defina do que se trata o seu blog. Se for de humor nãos poste pornografia, se for de variedades não se dedique demais a um único assunto. Dessa forma o leitor saberá o que encontrar quando decidir visitar e o paraquedista poderá encontrar assuntos parecidos com aquele que o trouxe ao blog. Não to dizendo que é proibido Criar tradições de posts também dá bastante resultado (links de quinta, jogos da sexta, etc) , isso cria expectativa no leitor assíduo e torna seu blog uma referência de onde encontrar bastante material sobre determinado assunto, uma vez q uma vez por semana tal sessão será atualizada.

Atualizações. Acho que é o tópico mais importante. Não adianta nada querer que mais gente entre em seu blog quando não há nada a oferecer para eles. Imagine que você foi convidado para um almoço e quando chega lá não há comida. Uma vez criada a expectativa nos leitores satisfaça-a de maneira decente. Se os leitores esperam um texto de amor estranharão um texto sobre um tema diferente, e se não houver postagem nova então? é arriscado até você perder seu leitor... Tente atualizar todo dia, se não conseguir aumente o número de colaboradores. dessa forma o leitor nunca se decepcionará ao entrar no seu blog, pois sempre haverá material novo. Se seu "material novo" for original então, melhor ainda. Ninguém mais terá seu conteúdo, e você será muito linkado se seu material for bom mesmo.

Conheça seu público! Atender os interesses de seus leitores ajudará a criar fãs, então se esforce-se para satisfaze-los. Templates bonitos e plugins interessantes representam boa parte do trabalho. O conteúdo deve ser fácil de localizar e bem identificado, facilitando com que seus leitores naveguem por todo o seu site e não apenas pelas páginas principais.

Divulgue bastante seu blog. Mas de uma forma que não encha o saco dos internautas. Pedir para blogs grandes te linkarem é uma boa, o máximo que acontecerá é você ganhar um não. Porém lembre-se de verificar se o site é de interesse dos seus leitores antes de linka-lo, senão você acaba poluindo seu blog ao enche-lo de conteúdo que não interessa ninguém.

Por fim, temos aqui uma lista de plugins gentilmente copiada do BlogVerde, para serem adicionados ao código da sua página para dar um upgrade nela. Não esqueça de pensar se seu leitor gostará deles ou não.


1 – Subscribe to Comments – É um plugin amado pela maioria dos blogueiros, quase todomundo usa. Serve para mandar um e-mail para o comentarista após a implementação de novos comentários.


2 – Related Posts – É um excelente plugin pois permite que artigos relacionados sejam listados ao término da matéria. Quando passei a utilizá-lo tive um aumento considerável no número de páginas visitadas, isso se deve ao fato de que você proporciona ao visitante uma saída alternativa para um sítio dentro do próprio site. Além disso ajuda na indexação do Google…


3 – All in on SEO Pack – Otimiza o blog para melhorar a posição nos mecanismos de pesquisa (Search Engines). É certamente um excelente plugin para blogs iniciantes que não querem se preocupar com SEO.


4 – Post Match Search Query Plugin – Esse plugin ajuda os visitantes vindos dos Search Engines a localizar um post com os critérios de sua busca. Ainda é pouco utilizado na blogosfera brasileira, eu particularmente não me lembro de tê-lo encontrado em nenhum blog. Utilizei por 10 dias e notei aumento nos pageviews, desativei-o por querer dar uma limpada no blog, mas gostei muito…


5 – Search Meter – Foi uma dica do Anderssauro a muito tempo atrás que rendeu bons frutos. O plugin permite busca dentro do blog e depois nos informa quais são as buscas dos visitantes, assim podemos ajudá-los a encontrar.


Aconselho que os plugins acima sejam testados, se você quiser saber mais sobre excelentes plugins que poderão colaborar de diversas formas com seu blog, aconselho darem uma olhada nesta lista do excelente pBlog.

5 comentários:

Brunno Fagundes disse...

Parabéns cara, muito bom o post!
Li do início ao fim e achei de grande ajuda!
Abraço...

Comulot disse...

Obrigado Brunno! Fico contente de por ter ajudado!

Anônimo disse...

Nossa..né que funciona, o Renan já até conseguiu novos visitantes!

somebody disse...

酒店經紀人,

菲梵酒店經紀,

酒店經紀,

禮服酒店上班,

酒店小姐,

便服酒店經紀,

酒店打工,

酒店寒假打工,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工經紀,

制服酒店經紀,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工,

制服酒店經紀,

Anônimo disse...

Hi there, I hackneyed up your blog via Google while searching in redress for earliest grant-money due to the event that a heart against and your execution looks in point of fact exciting seeing that me