sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta


Todo mundo está comentando sobre a hora do planeta, falam de como vão ajudar a diminuir o efeito estufa apagando as luzes da 20:30 às 21:30 desse sábado. A verdade é que a "Hora do Planeta" não é nada mais do que a campanha de conscientização. Não adianta nada participarmos por uma hora (0,00014155 de um ano!) e não movermos uma palha no restante do tempo. Você senhor nerd preguiçoso que frequenta esse blog deve ter um pouco de consciência social para ajudar! No leia mais vão algumas dicas de como agredir menos o meio ambiente.

Dicas de Reciclagem

1. Recicle o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade.

2. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados que se acumulam no organismo de seres vivos, e por isso são considerados tóxicos. Antes de jogar no lixo comum suas pilhas procure um local para descarte apropriado.

3. Prefira eletrodomésticos recentes e de qualidade, pois gastam menos energia. Aquele selo da moda dizendo q o eletrodoméstico é econômico não é só moda, sem falar q tu ainda acaba economizando uma grana com a conta de luz.

4. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação. Teu objetivo é deixar as plantas molhadas para que elas absorvam a água e não cozinhá-las!

5. Uma torneira a pingar significa 190 litros de água por dia que vão pelo cano abaixo. Deixar uma torneira pingando é pedir pra conta de água ir pras cabeças. Aí tu que é um espirito-de-porco mora em prédio diz q a conta já tá inclusa no condomínio e não precisa se preocupar, depois não sabe por que o condomínio aumenta a cada 3 meses...

6. Junte toda a sua roupa para passar de uma vez. o ferro leva um determinado tempo para aquecer até a temperatura ideal, ficar ligando e desligando o ferro diversas vezes só aumenta o teu gasto

7. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos no lugar dos populares copos e pratos de plástico descartáveis, mas de preferência não use coisas descartaveis.

8. Em vez de reciclar, tente reduzir (evitar o consumo de materiais nocivos e o desperdício).


9. Regule o seu carro e poupará combustível. Use um combustível que tenha meios de retornar para a natureza, os derivados do petróleo não possuem um ciclo de retorno e por isso são mais danosos. se não der para evitar pelo menos use gasolina sem chumbo.

10. Sempre que possível, reduza o uso do carro. Para pequenas distâncias, vá a pé. Partilhe o carro com outras pessoas. Sempre que puder opte pelos transportes coletivos. Agora se tu for um preguiçoso de marca maior que acha que só porque tem um carro deve usá-lo pra tudo fica difícil...

11. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior - são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida para a atmosfera.

12. Os transportes públicos consomem 1/13 da energia necessária para transportar o mesmo número de passageiros por carro. Implemente uma política de transportes para os empregados.

13. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.

14. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural.

15. Instale lâmpadas fluorescentes. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher.

16. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e durante os fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.

17. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% menos energia que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um desktop comum. Se for possível, opte por esses equipamentos.

18. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar.

19. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade. Ou ainda podem ser revendidas em brexós.

20. Brinquedos velhos, livros e jogos que você não quer mais podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.

21. Descubra se há locais apropriados para o recolhimento de papel velho. Normalmente, esses locais são organizados pelas autoridades locais ou instituições de caridade.


Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras da hora.

fonte: Ambiente Brasil

2 comentários:

Hupiscratch disse...

Faltou falar que uma grande quantidade de pessoas desligando suas luzes juntas, e ligando-as juntas denovo pode colapsar todo o sistema de energia.

Damaran disse...

Uma curiosidade absolutamente fora de contexto (mas ainda assim interessante):

Você sabia que se jogar um ovo de cima de um viaduto, em direção aos carros lá embaixo, em uma via de alta velocidade, pode causar um engavetamento e um número aproximado de 8 mortes? XD