terça-feira, 23 de março de 2010

Problemas do Milênio!

O matemático russo (da onde mais poderia ser?) Grigory Perelman acaba de apresentar a resolução de um dos chamados "problemas do milênio", que são 7 problemas matemáticos de grande dificuldade que ainda não tinham resolução.

O problema resolvido por Perelman foi o da conjectura de Poincaré (tradução livre), o qual lhe rendeu o prêmio de US$ 1000000,00. Os problemas do milênio foram estabelecidos pelo Instituto Clay de Matemática da Universidade de Cambridge - MA (EUA), e são problemas para os quais não foram achadas resoluções mesmo depois de vários anos.

São 7 problemas: Conjectura de Birch and Swinnerton-Dyer; Conjectura de Hodge; Equações de Navier-Stokes; P vs NP; Hipótese de Riemann; Teoria Quântica de Yang-Mills e a recém resolvida Conjectura de Poincaré, para os quais o instituto reservou o prêmio de um milhão de dólares por problema resolvido.

Para maiores informações sobre os problemas, o instituto e instruções para resolvê-los, vá ao site oficial do Instituto Clay de Matemática.

Fonte: Russia Today

N.E.: Como todo matemático louco (principalmente os russos) ele recusou o prêmio. Se quiser saber porquê, pergunte ao próprio (não, eu não tenho contato).


Um comentário:

Anônimo disse...

resolveu por diversao somente hahaha