domingo, 20 de fevereiro de 2011

Programas para instalar no PC novo (Parte 1)



Para aqueles que não sabem, tô com um pc novo (finalmente abandonei o meu desktop de 2004 por um notebook de 2011) e como todo maluco com um brinquedo novo resolvi ir atrás de alguns programas bons pra instalar no ‘comuloTOP’.

A principio pensei em usar internet banking, então segurança me veio logo em mente na hora de planejar. Dessa forma um bom antivírus, uma firewall decente e um antispywares foram as primeiras coisas da lista...

Mas também lembrei que o note foi meio caro, então seria bom que ele continuasse aguentando todos os programas que eu gosto por bastante tempo, então um desfragmentador, junto com alguns softwares que reconhecidamente melhoram o desempenho do Windows entraram na lista.

Partindo da configuração:

Processador Intel Core i5-460
Memória RAM 4 GB DDR3
Disco rígido (HD) 500 GB
Placa de vídeo Integrada Intel HD
Sistema operacional Windows 7 Premium


Resolvi pedir para o deus Google me desse a resposta, mas logo de cara a primeira dúvida surge: qual navegador usar? Nosso todo poderoso Google me deu mais de uma resposta, dois laboratórios repercutiram bastante com resultados bem distintos sobre o assunto.

O pouco conhecido “Hispasec Sistemas” mostrou, em 1 de outubro de 2010, o Firefox como mais confiável tendo bloqueado um total de 35,08 % dos ataques, contra 32,76 % do segundo colocado. Os resultados finais foram:

1. Firefox: (35, 08 %);
2. Chrome: (32,76 %);
3. Internet Explorer: (25,39 %);
4. Opera: (8,34 %);

Porém, como o Hispasec não é tão conhecido nem todos deram tanta credibilidade ao estudo, preferindo o estudo mais antigo realizado pelo NSS Labs em março de 2010, que aponta o Internet Explorer como melhor navegador em segurança tendo bloqueado 85 % dos ataques contra 29 % do segundo colocado. Os resultados finais foram:





Esse resultado parecia ótimo até eu descobrir que a Microsoft costuma patrocinar os estudos desse laboratório e muita gente acredita que os resultados foram manipulados.

De posse dessas informações resolvi escolher o Firefox como meu navegador. A Microsoft possuir um histórico ruim de ter navegadores “parados no tempo” e o Firefox possuir uma boa taxa de atualizações, aliado a uma grande variedade de ‘add-ons’ para personaliza-lo do meu jeito, consolidou minha decisão.


Nossa lista então começa com:

1. Navegador: Mozilla Firefox;


Dessa forma já dá pra continuar buscando mais informações. Amanhã postarei a continuação da lista.

4 comentários:

Hupiscratch disse...

Mas o Chrome é melhor :D

Comulot disse...

Não no quesito segurança...

Hupiscratch disse...

Justamente aí que é melhor. O fato dele ser menos popular que o Firefox o faz mais seguro. O Firefox já tá cheio de vírus pra ele.

Damaran disse...

to usando o safari pra testar, mas ainda prefiro o chrome.

ja o firefox eu tb gosto... em compensacao, n consigo usar o ie